segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Da Web 2.0 à Web Semântica



A evolução da Internet aconteceu de forma rápida e sublime, tornando-se difícil apontar inicio de algo e fim de outro.

Uma base de dados com capacidade de assimilar uma busca de um conteúdo, com o próprio tema que se está pesquisando. Estes factores levam a um conceito criado em 2001 por Tim Berners-lee, James Hendler e Ora Lassila, a Web Semântica.

A ideia principal da Web Semântica é que não seja uma outra web, mas apenas uma extensão da própria, na qual é dada a informação um significado bem definido, possibilitando um trabalho mais claro entre homem e máquina.

O que há de mais importante nesse processo de evolução da Web Semântica, e talvez seja o motivo pelo qual não se deva chamar ela de Web 3.0, é que ela não é uma nova tendência que vai englobar toda a web, e diversas empresas e sites vão se adequar a ela.

A Web Semântica é um projecto que planeia categorizar boa parte da web, e integrar este conteúdo a web, e não mudá-la como um todo. Lentamente, provavelmente a web vai começar a ser categorizada, mas se não impossível, é muito difícil categorizar a web inteira através de uma nova linguagem, além de ser provavelmente um processo ingrato.

Sem comentários:

Enviar um comentário